sábado, 18 de maio de 2013

Vantagens da castração/esterilização

fotografia daqui

Este é um mês em que muitas gatas têm filhotes. Os animais bebés são uma doçura e é realmente uma tentação adoptar os gatinhos. No entanto, um dia estes animais crescem, e para muitas pessoas perdem o interesse e acabam por ser abandonados. E aí, mais uma vez estas gatas e gatos adultos vão-se reproduzindo levando a um enorme número de animais que não têm uma casa, e que ficam toda a sua vida a vaguear pelas ruas sem rumo, e torna-se impossível arranjar um lar para todos. A solução para este problema é a castração/esterilização. É muito importante que castre o seu animal. Apesar dos custos, poderá falar com o seu veterinário sobre um desconto ou sobre um pagamento a prestações, deixando, claro, uma garantia de que vai pagar todo o custo. Mas estes custos não são assim tão elevados se olharmos para as vantagens de castrar/esterilizar o seu animal:
Nas fêmeas:
- Elimina a possibilidade de virem a ter cancro nos ovários e útero;
- Se forem esterilizadas antes do primeiro cio o risco de desenvolverem tumores mamários é praticamente nulo;
- Menos probabilidade de serem infectadas com doenças felinas incuráveis como a leucemia e a chamada SIDA felina;
- Evita o nascimento de ninhadas indesejadas, e a sobrepopulação de animais;
Nos machos:
- Ficam menos agressivos com outros machos;
- É menos provável que “marquem território” e que urinem contra alguns objectos da sua casa;
- Evita tumores testiculares;
- Passam a ser animais mais caseiros, deixam de desaparecer de casa durante dias, e como já não disputam as fêmeas com outros machos deixam de aparecer cheios de feridas;
- Menos probabilidade de serem infectados com doenças felinas incuráveis como a leucemia e a chamada SIDA felina;

Muitas pessoas previnem as gravidezes de cadelas e gatas com a pilula, mas sabe-se hoje que este não é um método saudável e que poderá originar inúmeros problemas nos animais, além de que a longo prazo torna-se mais caro do que a esterilização.
Se formos a contabilizar todas estas vantagens percebemos que o método de esterilização/castração não é caro. Já pensou na despesa que terá no veterinário cada vez que o seu gato chegar a casa com feridas causadas por outros gatos, ou até se ele desenvolver alguma doença causada por esse mesmo motivo? E se a sua gata desenvolver um tumor mamário, qual será o custo para lhe proporcionar uma melhor vida? Já para não falar da tristeza que é perder o nosso grande amigo de quatro patas, e no sofrimento que ele terá de passar em algum destes casos.
Se ama o seu animal, proporcione-lhe uma vida melhor: castre/esterilize!

Sem comentários:

Enviar um comentário