segunda-feira, 15 de abril de 2013

Adoções que não são bem sucedidas


Muitas vezes chegam-nos queixas de pessoas indignadas com os nossos processos de adoção.
Acham que fazemos muitas perguntas, que queremos saber muita coisa, que fazemos questão de ir a casa de quem adota os animais e que recusamos adoções.
Mas tudo isto acontece por um motivo: existem muitas pessoas que adotam um animal sem responsabilidade, sem compromisso e depois são os animais que sofrem ao serem vítimas de negligência, e por vezes até abandonados novamente. E tudo o que queremos evitar é que estes animais, que normalmente já viveram muitas situações complicadas, voltem a sofrer.
Recentemente este caniche foi resgatado por uma senhora no mato, nós publicámos a sua história e rapidamente arranjámos uma pessoa interessada, falámos muitas vezes com esta pessoa, e pareceu-nos uma pessoa com todas as condições para receber este patudo. Estava tão interessado no cãozinho que o foi buscar ao veterinário e comprometeu-se a tratar da otite que ele tinha desenvolvido.
Uma semana depois vimos um apelo no facebook de uma senhora que tinha encontrado este cãozinho na rua e que tirou esta fotografia, e não tivemos dúvidas: este era o caniche que nós tínhamos dado para adoção. Contactamos imediatamente a pessoa que o tinha adotado, e a sua atitude sobre o cão tinha mudado completamente e ainda nem tinha visto o cão naquele dia, pedimos para que confirmasse se o cão estava no quintal, e não estava. E tendo em conta o local onde a pessoa morava e onde o cão foi encontrado, provavelmente ele já tinha fugido há algum tempo. Queremos acreditar que realmente foi um caso de fuga.
Neste casos, naturalmente que não voltamos a entregar estes animais, porque são situações em que os adotantes não foram responsáveis por ele.
Entretanto e felizmente este menino já encontrou outra família, e essa sim, sabemos que o vão cuidar e estimar.
Tínhamos quase a certeza que a primeira pessoa que o adotou era uma boa família para este cãozinho, mas nunca podemos prever as atitudes das pessoas, tudo o que fazemos é tentar averiguar se situações destas não vão acontecer, mas infelizmente não depende só de nós e queremos sempre acreditar que aquele animal vai finalmente ser feliz. E a maior parte das vezes assim é, mas casualmente este tipo de situações indesejaveis por todos nós acontecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário